quinta-feira, 17 de julho de 2008

TRABALHOS INSPIRADOS NAS


A PARTIR DA OBRA DE ALFREDO VOLPI,
NA "SALA DE LEITURA" COM PORFª LYDIE.




















DESENHOS DA TURMA (EI-11) DA PROFª RENATA

clique na imagem para ampliá-la



















JORNAL "VIDA DE ESTUDANTE" , Nº , 1MAIO DE 2008

Em maio deste ano (2008) foi publicado o 1º número do jornal estudantil "VIDA DE ESTUDANTE", com matérias sobre como combater o mosquito (aedes aegipty) da dengue, o sucesso dos painéis/murais interativos...

Jogos, professores aniversariantes, mensagens as mães...


... e uma matéria dando conta da gostosura que ficaram os docinhos produzidos na "oficina de docinhos" que a Professora Patrícia desenvolveu com suas turmas do Período Inicial do 1º ciclo.

Uma aula, convenhamos, deliciosa!

OS PAINÉIS / MURAIS INTERATIVOS

Os "painéis/murais interativos" são um espetáculo à parte na escola, e já estão incorporados ao dia-a-dia dos educandos, que participam com grande entusiasmo. Foram uma criação da Professora Sandra, nossa Diretora, após o sucesso do mural para "concientização e combate à Dengue", no início do ano letivo de 2008.
Cada um dos painéis/murais envolve uma atividade lúdica (caça-palavras, quebra-cabeça, "batalha-naval") que mobiliza os alunos que participam intensamente, agindo como um facilitador na construção de conhecimento.
PAINEL EM HOMENAGEM AS MÃES


PAINEL DAS FESTAS JUNINAS

PAINEL MURAL SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DIA DO ÍNDIO



2 0 0 7





NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO ANO DE 2007, PUBLICADAS NO JORNAL "MARIA LEOPOLDINA NEWS", AO FINAL DO ANO




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

PAN-GINCANA DA "MARIA LEOPOLDINA"




"Mens sana in corpore sano" foi o "mote" que em julho, por duas semanas, envolveu e agitou a escola com competições alegres e saudáveis durante o PAN-GINCANA, que culminou com a cerimônia de entrega de medalhas (produzidas em origami pelo prof. Fernando e profª Lydie) e troféus (criados pelo prof. Carlos) às equipes campeãs.




ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS MOBILIZA A ESCOLA

"30 ANOS DE CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO"
Foi com este espírito que a escola comemorou seu aniversário.
30 anos de concretização do sonho e desejo da Srª. MARIA LEOPOLDINA, de ter transformada sua residência em uma ESCOLA PÚBLICA, comemorados em grande estilo com exposição de fotografias, de trabalhos dos alunos e almoço. Os pontos "altos" das comemorações foram a inauguração do novo retrato da "patrona"da Unidade Escolar, Srª. Maria Leopoldina e a exposição do documento original de inauguração da escola, que se encontrava desaparecido, com as assinaturas das autoridades presentes na ocasião, entre elas a do Prefeito Marcos Tamoio.

"MARIA LEOPOLDINA" NA ERA DA INFORMÁTICA

Computadores e internet já não são mais "ficção científica" para a Escola Maria Leopoldina, desde a inauguração do "LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA". Agora, além dos lápis, cadernos e livros, a tecnologia digital será mais uma ferramenta na construção do conhecimento.


REVOLUÇÃO ARTÍSTICA NA "MARIA LEOPOLDINA"

Murais causam sensação entre professores, alunos funcionários, responsáveis, visitantes e até entre o pessoal da escola do Estado que funciona a noite. Criatividade, cores e formas foram os principais atrativos.

"CONFUSÃO" DE CONCEITOS MEXE COM A ROTINA DOS PROFESSORES

As propostas desafiadoras que o chamado "ciclo" contém, convidando educadores, educandos e apoio a recriarem uma escola em consonância com a contemporaneidade, promoveram uma verdadeira "confusão conceitual" entre os educadores/professores, modificando suas rotinas, o que, na pior das hipóteses, inaugura um tempo de liberdade; produção criativa; autonomia e, principalmente, de desenvolvimento.